Uma história de pioneirismo e sucesso ao melhor estilo home office

Horários flexíveis, qualidade de vida, opção de alimentação mais saudável, redução de custo, ganho com tempo de deslocamento, entre outras vantagens contribuem para tornar o trabalho em casa uma ótima oportunidade. Imagine, então, se este ambiente estiver sido planejado e estruturado para receber também um escritório desde a sua construção?

Mas nem todo mundo pode vivenciar essa situação; além de ter um trabalho que permita, é preciso planejar e levar a sério para que tudo dê certo. Entretanto, se for possível e for a sua vontade, vá em frente, trabalhar em casa pode ser muito gratificante.

Como estamos fazendo uma série de matérias sobre empreendedorismo, continuamos a retratar a história do casal Ivan Alatxeve e Fabiana Batista, mesmo porque eles foram um dos precursores do home office quando poucos empreendedores se arriscariam neste caminho. Principalmente porque o escritório da #opend – agência especializada em design de embalagem – funcionou por mais de sete anos no loft do casal, que desde o início foi construído pensando nesta funcionalidade.

“Quando decidimos mudar de vida e partir para um projeto pessoal como empreendedores, havíamos pensado em fazer diferente também na estrutura. Juntamente com o início do plano de trabalho da empresa começamos a construção da nossa casa, a definição do projeto foi guiada contemplando a operação do home office integrada ao loft”, conta Ivan, diretor de relacionamento da #opend.

IMG_2078
IMG_2086

Uma casa em estilo loft projetada para funcionar como escritório na parte de baixo, com estrutura que podia ser comparada às grandes agências de publicidade de São Paulo. “Espaçosa e com muito verde, pé-direito alto e uma decoração de raízes rústicas e toques de contemporaneidade, o espaço estava pronto para abrigar a agência boutique. O bairro acolhedor e familiar, na Vila Zelina, fazia da rotina da #opend um lugar de pequenas descobertas diárias, como a comunidade russa e seus empórios nos arredores, ou padarias tradicionais e com quitutes deliciosos, feitos por padeiros de famílias centenárias no ofício. Relacionamento, afinal, é a palavra-chave”, trecho do site da empresa.

Mas qual o principal segredo deste home office agência boutique? Falar em disciplina pra quem pretende ter uma experiência em trabalhar em casa é chover no molhado. Entre tantos fatores importantes, Ivan destaca dois deles para que o trabalho prospere: um deles é planejar o tempo de permanência no home office e o outro é ter um fluxo de caixa e custo fixo que contemple uma eventual mudança quando for o momento.

#opend não só foi pioneira no home office boutique como também no conceito desse formato sem pré-conceito. Entretanto, existe um tabu para falar abertamente sobre isto para clientes e prospectes.

“As pessoas se conectam com histórias verdadeiras e sempre falamos a verdade do porquê estávamos na #opend, isto fazia parte do nosso modelo de negócio. O conceito verdadeiro e transparente, aliado à nossa capacidade de entrega venceu todos os pré-conceitos”, destaca Alatxeve.

No final de 2015 a #opend alcançou voos mais longos e se instalou em um novo escritório. O projeto inicial era ficar home office por cinco anos, mas tiveram que adequar para sete. Vencidas as questões administrativas/financeiras, o novo desafio era encontrar um lugar que pudesse dar continuidade aos valores que acreditam, sem perder a qualidade de vida alcançada e que caiba no orçamento da empresa.

IMG_2188

Curiosidades imperdíveis dessa história

As reuniões, na maioria das vezes, eram realizadas ao pé da mangueira do quintal da casa, cercados pelos gatos e as calopsitas, verdadeiras paixões do casal. No decorrer do dia, quando o cheiro daquele bolo caseiro e o café quentinho começavam a invadir o espaço, não sobrava nenhuma mesa ocupada no escritório. Para eles, o pit stop no quintal arborizado era verdadeiramente motivacional e dava ainda mais fôlego para uma equipe acostumada com qualidade de vida e entrega profissional.

Na próxima parte da série Empreendedorismo, iremos apontar com exclusividade algumas dicas imprescindíveis para o home office prosperar.

Fiquem ligados! 😉

 

opend [estratégia e design] sob medida para você!

Autor: opend [estratégia e design] sob medida para você!

opend é uma agência que faz branding [estratégia e design] sob medida para você! Sim, somos pequenos; e, sim, entregamos como os grandes. Para nós, empresas são indivíduos, nosso trato é humano e nosso atendimento é um relacionamento.

Deixe uma resposta