7 dicas imprescindíveis para o home office prosperar

Conheça as vantagens e os cuidados para tornar o trabalho em casa prazeroso e compensador

empreenderismo_post3

Nessa etapa da série sobre empreendedorismo, nosso objetivo é dar dicas de quem vivenciou o home office e obteve sucesso. Veja o que se deve fazer para não cair em armadilhas cotidianas e quais os caminhos para progredir.

1. Busque qualidade de vida 

A primeira vantagem é a mudança de direção na vida de quem escolhe essa modalidade. Mais conforto, melhor fluxo, uma vida mais “slow”, tranquila, aonde os ganhos são tangíveis, principalmente na qualidade de vida.

2. Mantenha contatos profissionais

Pode-se afirmar que manter conexão com outros profissionais fora do home office é muito saudável, assim como receber profissionais em seu home office também é fundamental. O home office pode gerar um isolamento, mas se incluir isso na rotina a tendência é de sucesso.

3. Defina bem os papéis de cada um

Se o negócio é em família, é extremamente importante definir os papéis de cada um, definir um tempo para permanecer com o home office, fazer adequações de modo a ter um ambiente que equilibre e harmonize as coisas. Uma dica do experiente no assunto home office, Ivan Alatxeve, diretor de relacionamento da #opend – agência de designer especializada em designer de produtos – é “faça terapia antes de envolver sua família nisso, faça como prevenção, isso também é fundamental e pode ajudar bastante, além de prepará-los para os próximos passos”.

4. Mantenha a harmonia em casa

O bom ambiente familiar pode ajudar a manter os negócios e clientes. Como na #opend o relacionamento humano sempre está em primeiro plano, isso contribui muito com a confiança e percepção das pessoas sobre o negócio.

“Isso não é só discurso, faz parte do que praticamos e acreditamos, as pessoas sentiam isso quando entravam aqui, elas vinham pra agência e se sentiam em casa”, destaca Ivan.

5. Faça do home office um plano de vida

Outro fator de sucesso do home office do casal sócio da #opend, Fabiana Batista e Ivan Alatxeve, foi fazer disso um plano de vida. Eles afirmaram que nada aconteceu por acaso, tudo foi bem arquitetado. O casal não tratou do trabalho em casa somente como um desejo pessoal, tudo foi planejado.

6. Separe a rotina de casa com a do trabalho

É fundamental separar a rotina do trabalho com a do lar; no entanto, não existe receita de bolo para isso, é preciso experimentar, testar modelos e criar regras, para assim, tentar entender o que funciona ou não.

7. Compartilhe assuntos profissionais com os envolvidos

Ninguém pode afirmar que trabalhar em casa é fácil, principalmente quando o casal está envolvido no mesmo negócio e ainda existem terceiros partilhando dessa convivência diária. Por isso, é imprescindível fazer acordos, analisar os fatos e compartilhar com todos os envolvidos frequentemente.

Separador
Saiba mais sobre o assunto na edição anterior sobre empreendedorismo no blog da #opend:
Veja algumas dicas estruturais para montar um home office:

Outro bom artigo sobre o tema:
Separador
sobre a #opend

A #opend é uma agência de design especializada em design de embalagem, redesign e branding. Uma agência pequena que cria e entrega como os grandes. Um dos pilares da gestão de negócios da #opend é o relacionamento duradouro e de atendimento humanizado.

opend [estratégia e design] sob medida para você!

Autor: opend [estratégia e design] sob medida para você!

opend é uma agência que faz branding [estratégia e design] sob medida para você! Sim, somos pequenos; e, sim, entregamos como os grandes. Para nós, empresas são indivíduos, nosso trato é humano e nosso atendimento é um relacionamento.

Deixe uma resposta