7 filmes para amantes de vinhos e gastronomia para assistir na Netflix

Fizemos uma breve seleção de filmes e séries sobre vinhos e gastronomia imperdíveis para assistir na Netflix. Nem sempre nos holofotes, nossas dicas são para quem quer fugir um pouco do trivial e ir além de filmes já conhecidos e muitas vezes replicados em canais abertos e fechados. Um excelente recurso para quem ama vinho e gastronomia e procura algo além do convencional.

Por sermos amantes da sétima arte, gastronomia e de vinhos trouxemos uma seleção exclusiva que vai encantá-lo.

  1. Bottle Shock

Julgamento de parisMais conhecido como “O Julgamento de Paris” (porém na Netflix só será encontrado como Bottle Shock), o filme sobre o vinho Chardonnay – Chateau de Montelena, da Califórnia, que desbancou os vinhos franceses em um concurso na França e mudou a forma de pensar do velho mundo sobre vinhos, abrindo caminho para uma nova era: existem bons vinhos também no novo mundo.

O filme, lançado em 2008, é baseado em fatos reais e conta a história de como Napa Valley, na Califórnia, despontou para o mundo do vinho. Uma comédia que vai agradar não somente os amantes do vinho, mas a todos que procuram por boas e verdadeiras histórias.

Não deixe de assistir acompanhado de um bom vinho, pois certamente o filme pede essa situação.

2. SOMM

SOMM_film_posterO documentário de 2012 conta a trajetória de quatro sommeliers que treinavam para prestar o prestigiado e quase impossível de passar concurso para mestre sommelier. O filme foi dirigido pelo mestre sommelier Geoff Kruth, que também é um dos protagonistas do documentário.

O título de mestre sommelier até hoje foi alcançado por apenas 230 profissionais no mundo todo. No Brasil existe somente um.

3. SOMM de dentro da garrafa

somm-into-the-bottleO documentário dá continuidade ao maravilhoso Somm, porém, desta vez, com a visão mais voltada para os vinicultores, que mergulham nos mistérios do vinho e abordam desde as histórias até os modos de fabricação e comercialização.

O documentário, lançado em 2015, conta com incríveis paisagens em diversos circuitos de vinhos em países diferentes não tão conhecidos, o que, inclusive, me fez inserir alguns na minha listinha de wine tour.

4. Cooked

9k=-54.jpgUma série original Netflix sobre a transformação natural dos alimentos, completamente imperdível, disponível em quatro capítulos, no qual cada um deles descreve como os elementos centrais da natureza podem influenciar na gastronomia: o fogo, a água, o ar e a terra.

A série lançada em 2016 foi inspirada no livro “Cozinhar” do jornalista Michael Pollan, que tem uma mensagem simples: chamar as pessoas à consciência sobre o que comem.

5. Julie & Julia 

julie-julia-filmeFilme baseado nos livros “Julie & Julia”, de Julie Powell, e “My Life in France”, de Julia Child. Uma história daquelas gostosas de ver, que relata a vida de duas mulheres apaixonadas por gastronomia que vai além do tempo e se cruzam em fases diferentes da vida.

Um filme de 2009 imperdível para os amantes da gastronomia, com doses terapêuticas e um tom de superação, que passa por uma linha do tempo entre o livro de receitas antigo e o blog atual, entre a fama e a vontade de fazer e, principalmente, com muita culinária exposta e diversas receitas terapias.

6. Today’s Special

81A3os8QBDL._AA1500_A história de um chef sofisticado que sonha em cozinhar em Paris, mas, que por uma emergência familiar, é obrigado a assumir o restaurante humilde da família.

Entre outras boas sensações que o filme passa, a melhor delas é a redescoberta da paixão por cozinhar, além do prazer e da alegria da volta às origens. Lançado em 2009 o filme ainda encabeça as boas opções de filmes sobre gastronomia da Netflix.

7. Chef

chef_retail_dvd_2dUm chef renomado de um restaurante superbadalado em Los Angeles abandona tudo após ser massacrado na internet e resolve começar de novo em diversas outras cidades cozinhando em um food truck.

Um filme de 2014 que teria tudo pra ser vazio e comercial por representar a era da internet, onde as publicações alheias podem mudar a vida das pessoas, mas que é delicioso de ver. Uma mistura de modernidade e originalidade, leve e descontraído, o filme Chef é pura diversão, unindo gastronomia e bom humor.

E, por último, como um bônus, um filme que não encontramos ainda na Netflix, mas que é imperdível para todos os amantes da gastronomia.
8. A 100 passos de um sonho

440516

Um filme lindo e esplêndido, que vai fundo nas bases gastronômicas por tratar do tema “Guia Michelin” – um dos mais respeitados do mundo na premiação dos melhores restaurantes, que representa o sonho e pesadelo de qualquer chef.

O filme se passa no sul da França, onde Madame Mallory (Helen Mirren) é uma respeitada e autoritária dona de um restaurante estrelado no famoso guia e que está cada vez mais preocupada com um estabelecimento indiano, concorrente, que abriu do outro lado da rua do seu restaurante.

Entre uma briga e outra ela descobre uma pérola, um garoto com verdadeiro talento para a gastronomia. Assim começa a história do indiano, que contou com a ajuda da madame para refinar sua culinária e se tornar um dos chefs mais premiados do mundo. O filme foi lançado em 2014.

Aguardem que em breve traremos mais dicas imperdíveis no blog da Opend.

 

opend [ estratégia e design ] sob medida para você!

Autor: opend [ estratégia e design ] sob medida para você!

opend é uma agência que faz branding [estratégia e design] sob medida para você! Sim, somos pequenos, e, sim, entregamos como os grandes. Para nós, empresas são indivíduos, nosso trato é humano e nosso atendimento é um relacionamento.