Vídeos curtos e autorais ganham cada vez mais espaço na internet

Daqui a menos de três anos, 80% do consumo global em redes sociais será de vídeos

Não é preciso contar aqui para que saiba que os vídeos vêm roubando a cena na internet, correto? A cada novo post, com a evolução dos smartfones, os vídeos autorais ganham mais espaço. Fazer vídeos, mesmo que caseiros, antigamente era um tipo de recurso que necessitava de muita tecnologia, equipamentos próprios e por isso custava caro para produzir, agora a maioria dos celulares já fazem vídeos de forma muito rápida, simples e com boa qualidade.

Existem ainda varias opções de aplicativos que foram desenvolvidos exclusivamente para facilitar a produção e edição de vídeos, o que torna cada um de nos usuários verdadeiros produtores de vídeos online.

Isso porque, expressar o seu dia a dia através de fotos já não é o suficiente, é preciso relatar em formato de vídeos, tanto que desde 2014 esse modelo de tecnologia já representa 64% de todo o tráfego de internet do mundo, e já se fala em uma explosão ainda maior num futuro muito próximo.

Segundo a gigante Cisco, em 2019, vídeos online serão responsável por quatro quintos do tráfego mundial de Internet, o que representa que 80% do consumo global da Internet será o conteúdo de vídeo. As estatísticas para os EUA são ainda mais impressionantes, chegando a 85%.

Quanto mais pessoal, natural e publicado em tempo real, mais visualizado será. O Snapchat Stories que o diga, pois já arrebatou milhares de usuários explorando narrativas através de imagens e vídeos exclusivas e principalmente pela característica de desaparecer em 24 horas. Seus vídeos podem ser publicados no seu perfil do Snap ou enviados para algum amigo de sua escolha.

O Snap foi um grande precursor na criação de vídeos próprios e caseiros em redes sociais, antes dele muita gente já fazia, mas não com essas opções fáceis de editar e imagem exclusivas, como se o usuário fosse um verdadeiro editor de vídeos.

Com o sucesso do Snapchat o dono do mundo virtual, Mark Zuckerberg fundador e idealizador do Facebook e dono dos direitos de redes sociais como Instagram, Whatsapp, entre outras, não escondeu o desejo de adquirir também o Snapchat, e como a transação não foi possível, Mark desenvolveu o seu próprio modelo de Snapchat, com o Instagram Stories.

Nova funcionalidade disponível no Instagram possibilita ao usuário gravar e editar vídeos de até 10 segundos, modelo que desde seu lançamento, há alguns meses, já é febre na rede social. Assim como na rede rival, os posts também só ficam disponíveis por 24 horas e tudo pode ser personalizado e editado, cada foto e vídeo podem receber emojis, desenhos coloridos feitos a mão, textos etc, o que também oferece ao usuário a oportunidade de produzir e editar seus próprios conteúdos.

Devido a essa forte e crescente tendência a demanda de dados de tecnologia e infraestrutura serão cada vez maiores também. No entanto, nesse caso, a indústria já vem se preparando, já que há alguns anos o consumo de tais tecnologias vem aumentando absurdamente e serviços de streaming , potencializadores de trafego de dispositivos sem fio e móbile não param de buscar novos recursos para atender ao mundo conectado.

Veja na integra o relatório da CISCO que deu origem ao conteúdo

Acompanhe no Blog da Opend outras tendências de tecnologia, tem sempre um novo artigo feito exclusivamente para você.

 

opend [ estratégia e design ] sob medida para você!

Autor: opend [ estratégia e design ] sob medida para você!

opend é uma agência que faz branding [estratégia e design] sob medida para você! Sim, somos pequenos, e, sim, entregamos como os grandes. Para nós, empresas são indivíduos, nosso trato é humano e nosso atendimento é um relacionamento.