Outubro rosa: divulgue, compartilhe, vamos pulverizar a informação

O mês de outubro fica ainda mais lindo colorido de rosa, não somente e literalmente pela chegada da primavera, mas pela força da campanha de prevenção contra o câncer de mama. O movimento que enaltece a luta contra o câncer de mama foi criado nos Estados Unidos, nos anos 90 e vem ganhando força mundial a cada ano.

Os dados do câncer de mama no Brasil são alarmantes, segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer, 58 mil novos casos devem surgir em 2016, e quase 15 mil brasileiras morrem anualmente pela doença. No entanto, a chance de cura é de 90% se descoberto a tempo.

Uma das grandes conquistas do outubro rosa é o aumento da prevenção, através do estímulo da realização de mamografias, além de outras informações preciosas que podem tanto prever quando ajudar na descoberta e cura.

Monumentos assumem a cor do outubro rosa

425963_466329496745452_1736051928_n

Quanto mais empresas aderirem apoio ao movimento, mais a informação circula e pode alcançar um número maior de pessoas. Qualquer ação mesmo que pequena é de grande contribuição para a causa. Além do artigo com informações e indicação dos órgãos responsáveis no Brasil, nos trocamos a nossa logo em apoio ao outubro rosa.

Segundo Sergio Mendes, Mastologista do Hospital São José de São Paulo, mesmo com o aumento da informação e prevenção o número alarmante no Brasil da doença se deve ao modo de vida da população, principalmente nas grandes metrópoles, devido à poluição do ar, qualidade da água e dos alimentos, estresse, entre outros fatores.

Um pouco de historia

O movimento que celebra a luta contra o câncer de mama foi criado nos Estados Unidos, onde vários estados mantinham ações isoladas pela causa no mês de outubro, até que em 1997, organizações das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos começaram a promover oficialmente e lançaram campanhas com ações especificas voltada a preservação do câncer de mama.

Posteriormente foi aprovado pelo congresso Americano, quando o mês de outubro tornou-se oficialmente o mês nacional (americano) de prevenção ao câncer de mama, denominado “Outubro Rosa”.

Hoje o movimento ganhou proporções mundiais e é celebrado no mundo inteiro, sendo o Brasil um grande apoiador da causa. Um das entidades oficiais da promoção do movimento no Brasil é o INCA, segundo a entidade o principal objetivo da campanha é de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Algumas entidades que são referência da causa no Brasil de apoio a causa:

INCA – Instituto Nacional do Câncer – http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/

FEMAMA – http://www.femama.org.br/novo/index.php

Portal Brasil – http://www.brasil.gov.br/saude/2016/09/outubro-rosa-alerta-para-o-diagnostico-precoce-do-cancer-de-mama

Blog da Saúde – Ministério da Saúde – http://www.blog.saude.gov.br/index.php/entenda-o-sus/50226-outubro-rosa-informa-e-chama-atencao-para-o-cancer-de-mama

 

 

 

 

 

 

opend [ estratégia e design ] sob medida para você!

Autor: opend [ estratégia e design ] sob medida para você!

opend é uma agência que faz branding [estratégia e design] sob medida para você! Sim, somos pequenos, e, sim, entregamos como os grandes. Para nós, empresas são indivíduos, nosso trato é humano e nosso atendimento é um relacionamento.