7 importantes dicas sobre marketing digital para profissionais liberais  

 

Conforme citamos no artigo anterior, o marketing digital vem transformando a forma de como nos apresentamos e comunicamos. Não adianta oferecer um serviço de qualidade sem que ele seja divulgado de forma assertiva e dinâmica.

A seguir, vejam alguns caminhos importantes e eficazes para promover e divulgar seus produtos e ou serviços no mundo digital.

  1. Diagnóstico do seu negócio

 Antes de iniciar qualquer ação voltada para promoção e divulgação do seu negócio, é preciso fazer um bom diagnostico do mercado de atuação, estudar a concorrência e realizar um levantamento de público, esses são meios fundamentais para identificar as oportunidades.

Com esses dados é possível iniciar a construção de um bom plano de comunicação, para saber em que momento está e aonde quer chegar.

2. Planejamento do marketing on-line

 Após o diagnostico é possível criar o planejamento de marketing já considerando o perfil de público, campanhas, frequência e sequência, entre outros. Planejar a estratégia de atuação é fundamental para alcançar resultados mais expressivos. E apesar da importância de ter um plano para executar, esse plano não deve ser engessado. Cada resultado deve ser mensurado e mudanças de rotas podem ser necessárias para garantir os rendimentos positivos de cada campanha.

3. Meios de comunicação mais eficazes

O seu site ou da sua empresa é o primeiro meio, e ainda, o mais eficiente de mostrar o seu negócio. Por mais que existam as redes sociais, que são meios até mais rápidos e diretos de acesso, é através do site que o seu negocio será achado nos canais de busca e pesquisa. Logo, não descarte a opção pelo site e mantenha-o sempre em movimento.

Outro formato são as redes sociais, que devem ter chamadas, imagens, fotos, links e conteúdos qualificados e distintos, que expressem com clareza o posicionamento do seu negócio. Porém, para que a comunicação não saia pela culatra, novamente, é preciso planejar bem sobre o que será publicado.

O e-mail marketing também é bastante eficiente e pode ser bem relevância para o seu negócio. Mais uma vez, porém, eles devem ser programados e bem planejados.

Ter o público bem definido e saber o que se deseja comunicar é fundamental para aumentar o retorno com esse tipo de comunicação.

Existem outros formatos de atividades de comunicação que podem ser eficientes. Consulte um especialista para saber o que mais se adéqua ao seu produto e ou serviço.

4. Conjunto completo de ações

Na área de saúde, mais especificamente na divulgação de clínicas e consultórios  médicos, são três os meios e ou plataformas que destacamos: links patrocinados (google adwords), redes sociais (facebook) e e-mail marketing.

É importante ter um conjunto completo de soluções e ações, como: um bom site, com páginas integradas e que se comuniquem, manter o conteúdo atualizado e em movimento.

Usar o site como base para tudo, primeiramente se alimenta o site para ter relevância nas buscas e depois distribui as publicações para as redes sociais, e assim que o conteúdo receber cliks nas páginas o leitor volta para o site. Um ciclo de ações que visa e concentra a interação com o site.

5. Em quais redes sociais investir?

O principal objetivo das redes sociais é criar um canal de relacionamento e interação entre o leitor e o profissional, produto ou marca. Temos acompanhado o Facebook, por exemplo, como um bom meio de informações ao paciente. Claro que, quando usado de forma correta.

Criar e ter uma página no facebook é importante para fortalecer essa relação médico x paciente, por exemplo, mas é importante também para a divulgação e captação de novos clientes.

Cada rede social é mais eficiente para um tipo de público e perfil. É importante não apostar todas as fichas em uma só. Pulverize ao máximo o alcance de suas mensagens, escolhendo o tipo de chamada para cada rede e público que se deseja atingir.

6. Conteúdo especializado

Uma das formas mais eficaz de atrair pessoas para o seu negócio é através de conteúdo exclusivo e especializado. O marketing mudou, não e mais preciso bater na porta das pessoas para oferecer seus produtos ou serviços, através de conteúdo especializado é possível atrair interessados no assunto e gerar tráfego ao seu site.

É muito importante saber comunicar sobre o seu negócio ao seu público. O marketing de conteúdo funciona muito bem para isso, através dele é possível gerar leads, aumentar o engajamento da marca e principalmente acessar o cliente no momento do desejo de consumo.  Um método de trabalhar o seu negócio para ganhar notoriedade por meio da informação.

7. Imagens exclusivas e adequadas

Imagens exclusivas, personalizadas e que comuniquem bem a mensagem, além de ajudar na relevância das buscas, podem aguçar a curiosidade das pessoas sobre o seu negócio.

Existem bancos de imagens tanto pagos quando gratuitos, no entanto, é importante ter noção de direitos de imagem e etc.

E por fim, mais uma vez reforçamos que você não precisa ser um “expert” em tudo isso, esses conceitos e caminhos foram estudados e competem aos profissionais da área de comunicação. Consulte algum antes de começar a agir, você vai ganhar tempo e acertar mais. Procure algum plano que caiba no seu bolso, existem todos os formatos de preços e recursos.

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Autor: opend [ estratégia e design ] sob medida para você!

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