Manual de como sobreviver a festa de fim de ano da firma

Que beleza, chegou à festa de fim de ano da firma e é claro que você foi convidado e que deu aquele sorrisão na hora que recebeu o convite, certo? Tem muito “causo” bom dessa comemoração e adoramos rir do mico alheio, mas cuidado pra você não virar a piada.

Preparamos algumas dicas básicas para você não passar em branco, mas não cometer gafes comuns e ser lembrado apenas pela boa interação com a galera.

Marque sua presença, apareça!

Não é legal ficar de fora da festa. Afinal são pessoas que convive o ano todo e por que não celebrar com elas esse momento de descontração. Além de que se a empresa está fazendo uma festa para os funcionários, ela quer que eles compareçam.

Portanto, compareça e se prepare para ficar um pouco mais na festa, uma passadinha só não vai adiantar é preciso fazer parte, interagir e tentar curtir.

Cuidado com o traje

 Tudo bem que é um light day naturamente, eu disse light Day e não Black tié. Mas também você não precisa ir de bermuda de surfista e havaianas pra mostrar o quanto é descolado. Ah e os decotes, eles são perigosos em qualquer ocasião que envolva trabalho e não é na festa da firma que você vai aproveitar pra caprichar nele.

Ou seja, nem social demais e nem a vontade de mais. Regra para a vida e que se aplica muito em festa da empresa, o menos é mais! #ficaadica

Tente conversar com pessoas de diferentes áreas

Você já passa o ano todo interagindo com as mesmas pessoas, os problemas, as conquistas e as “picuinhas” do dia a dia. Aproveite a ocasião para conhecer pessoas diferentes e interagir com elas. Isso abre o seu relacionamento dentro da empresa e pode te fazer circular melhor.

Lembre-se de que um dia você pode precisar negociar com outras áreas, e nada como já conhecer um pouco melhor as pessoas delas. As festas são ótimas ocasiões para a quebra de gelo e para mostrar um pouco mais sobre quem você fora do trabalho.

Não fale de trabalho

Aff, o momento é de descontração. Não existe nada mais chato do que pessoas que só falam de trabalho. Todo mundo tem vida pessoal e saindo da firma os assuntos relacionados a ela devem ficar por lá.

Aproveite para conhecer melhor as pessoas, você poderá se surpreender e encontrar amigos de verdade, que tenham mais a ver com você do que pensa.

Não fique bajulando o chefe

A bajulação já é over em qualquer ocasião, principalmente quando o chefe também esta a fim de conversar com outras pessoas e descontrair um pouco. Desmonte um pouco das armaduras e aproveite a festa. O network com demais pessoas pode ser bem mais interessante do que com pessoas que já se relaciona o ano inteiro.

Além do mais, o jeito puxa-saco de ser está muito démodé (fora de moda).

Não é dia e nem hora de pedir aumento

Quer errar feio, então aproveite a festa para chamar o seu chefe no cantão e cobrar aquele velho aumento prometido. Essa pode ser a maior gafe cometida na festa e seu aumento pode demorar mais um tempo para acontecer, ou nunca.

Beba com moderação

As grandes façanhas dessas festas acontecem por causa dos excessos álcool. Quem nunca passou alguma vergonha própria ou alheia por conta dele? Pra quem esta ou não acostumado a beber o excesso pode ser prejudicial. O corpo fica solto e a língua também, você pode fazer e falar coisas da qual certamente se arrependerá.

Vomitar, cair no chão, derrubar coisas, fazer piadinhas de mau gosto, etc, são coisas comuns que acompanham as bebedeiras em festas. Então se liga, beba com moderação, o mundo não vai acabar naquele dia e nem você esta totalmente em momento de laser. Muda o cenário, mas as pessoas são as mesmas do seu mundo corporativo.

Não exagere na comida

Encher o prato é feio em qualquer momento, em festa então nem se fale. Lembre-se de que sempre tem alguém te observando. Portanto, não caia nas tentações e gostosuras servidas na festa, cuidado para não extrapolar. Coma moderadamente e com educação.

Não sensualize na dança

Dance, cante e aproveite a festa! Mas cuidado para não descer até o chão e passar dos limites entre alegria, descontração e sensualização. Tem sempre alguém que vai comentar sobre a sua performance na pista. Uma coisa é curtir a festa e se divertir outra é vulgarizar, não é ambiente e nem hora para isso.

Cuidado com os flertes

 Tudo bem que você está solteiro ou solteira e que apesar de colegas de trabalho vocês são pessoas livres, mas será que no momento em que a empresa inteira esta reunida é hora de flertar com alguém?

Como já disse a bebida da coragem e em festas já têm corajosos demais. A mistura de bêbeda, música, pessoas e afins pode estimular a paquera. Mas cuidado, os casados, os que namoram etc, também estão na pista e podem querer se soltar.

Não marque pessoas em fotos

Você é livre para tirar quantas fotos e como quiser só não às publique e nem marque as pessoas sem o consentimento delas. Procure não passar a festa inteira no celular tirando fotos, interaja com as pessoas. A exposição excessiva não é legal, além de que as melhores lembranças ficam na memória de quem aproveitou o momento e não somente no registro da câmera.

Espero que as dicas ajude e que você tenha uma super festa da firma! Até a próxima. 😀

 

 

 

 

opend [ estratégia e design ] sob medida para você!

Autor: opend [ estratégia e design ] sob medida para você!

opend é uma agência que faz branding [estratégia e design] sob medida para você! Sim, somos pequenos, e, sim, entregamos como os grandes. Para nós, empresas são indivíduos, nosso trato é humano e nosso atendimento é um relacionamento.