7 formas simples e eficazes de atendimento ao cliente

Se existe uma coisa capaz de manter um cliente ou de perdê-lo é por meio do atendimento

Já fez a lista de metas e planos para o novo ano? Aproveita para rever os seus processos internos na empresa e ou nos negócios, é sempre tempo de melhorar, aperfeiçoar e corrigir a rota. Sabemos que a base de uma empresa são os seus clientes, e o atendimento é o elo entre as partes que dita todas as regras do relacionamento, se ele será duradouro ou não, produtivo, lucrativo, etc.

Aqui vão algumas dicas básicas para um bom atendimento. Confere ai:

1. Retorne o contato rapidamente

Mesmo que ainda não tenha uma resposta concreta, dê um alô e diga que está verificando, não deixe o cliente por mais de duas horas sem uma resposta. Essa ação tem dois conceitos importantes: o primeiro é de confirmar que recebeu a informação e o outro é o de mostrar para ele que já esta verificando.

2. Fique atento aos prazos

A primeira pergunta de um bom atendimento é qual o prazo para entrega do trabalho. Não adianta entregar o melhor serviço do mundo se você ou sua empresa não são capazes de cumprir prazos.

3. Entrega com qualidade e no tempo certo

O próximo passo vem em sequencia do outro: não basta saber o prazo do cliente e entregar dentro dele, é preciso ter qualidade na entrega. Quanto melhor o serviço apresentado menos chance de retrabalhos e mais satisfeito o cliente ficará.

4. Utilize todos os meios possíveis de comunicação

Utilize todos os recursos para achá-los, sabemos que cada cliente tem as suas particularidades, alguns respondem muito bem e rapidamente a e-mails, outros nem tanto. Portanto, não hesite em passar a mão no telefone e ligar. Na maioria das vezes somente com um contato mais direto é possível esclarecer algumas dúvidas que ficam truncadas por e-mail.

5. Compre a briga do cliente

Demonstre que você esta ao lado dele. Por mais difícil que seja a solicitação e a resposta, esteja disposto a negociar internamente para atendê-lo da melhor forma possível. Nem sempre é possível atender aos prazos e ao nível de exigências de certos trabalhos, mas estar disposto a conversar, tentar entender, dar a cara para bater, são comportamentos que podem trazer o cliente para o seu lado e certamente isso irá facilitar a negociação.

6. Pós-venda

É nessa hora que você fideliza e traz o cliente ainda mais para o seu lado. Esteja pronto para ouvir críticas, isso te ajudará a melhorar, além de mostrar para o cliente que você tem interesse por tudo relacionado a ele, mesmo as críticas.

O pós-venda bem feito pode ajudar a abrir novos negócios e novas oportunidades de negócios, além de fidelizar o cliente.

7. Apareça sempre

Mesmo que você não tenha nenhum job em andamento com o cliente em determinado período, apareça de vez enquanto, de um alô, mantenha um bom relacionamento. Às vezes na correria do dia a dia o cliente pode até estar precisando de algum serviço seu, mas não consegue parar para ver isso. Quem não aparece não é lembrado. #ficaadica

Sobre nós

A opend – agência de branding (estratégia e design) tem um jeito próprio de lidar com os seus clientes e parceiros. Somos uma agência pequena, mas entregamos como os grandes. E para nós, empresas são indivíduos, nosso trato é humano e nosso atendimento é um relacionamento.

Essa chamada não existe apenas para ilustrar o site, quem nos conhece sabe como nos relacionamos e são por essas e outras, que temos relacionamentos duradouros.

Feliz 2017 e que estejamos juntos! Até a próxima

 

 

opend [ estratégia e design ] sob medida para você!

Autor: opend [ estratégia e design ] sob medida para você!

opend é uma agência que faz branding [estratégia e design] sob medida para você! Sim, somos pequenos, e, sim, entregamos como os grandes. Para nós, empresas são indivíduos, nosso trato é humano e nosso atendimento é um relacionamento.