Branding: como usar a era digital para agregar valor à sua marca

É inegável que a internet alterou nosso modo de vida em inúmeros aspectos. Tivemos que nos reinventar, descobrir e criar novos caminhos para acompanhar essa mudança que a era digital nos trouxe. Hoje, cerca de 58% de brasileiros estão conectados à rede, o que representa 102 milhões de pessoas, e a média de tempo gasta no ambiente virtual é de 9 horas por dia, considerando o tempo gasto com o uso de computador e dispositivos móveis.

Com todo esse potencial de alcance, a internet é uma ferramenta extremamente útil no branding. Agregar valor à uma marca, produto ou serviço de forma efetiva e duradoura é um desafio gigantesco e a internet pode ser uma facilitadora neste processo. No entanto, é necessário saber como aproveitar essa ferramenta de forma estratégica porque assim como o potencial de ganho para o negócio é amplo, uma estratégia errada ou mal feita pode gerar péssimos resultados rapidamente.

Relacionamento é a alma do negócio

A principal característica da internet é a possibilidade de uma relação de proximidade e interação entre consumidor e marca. Desenvolver um relacionamento exige um conhecimento amplo das características e até mesmo dos hábitos do cliente. É preciso considerar não apenas o conteúdo que ele consome, mas também as plataformas e dispositivos que são usados e assim adaptá-lo aos diferentes públicos para tornar a experiência do usuário mais dinâmica e prazerosa possível.

Vale ressaltar também, que a internet proporciona uma participação direta do consumidor na construção da imagem da marca pela viabilidade de avaliação de produtos e serviços, de forma rápida e pública. Todos podem ter acesso às opiniões de outros consumidores, o que obviamente influencia na decisão final de compra, por isso a importância do relacionamento com o cliente. O branding não transforma sua marca, ele ressalta os pontos positivos e deixa mais evidente o que ela já é e representa. Logo, é imprescindível que tenha-se bem definido o posicionamento e motivações da marca antes de iniciar o processo de divulgação e posicionamento.

 

4 dicas práticas de Branding Digital

1) A internet fornece diversas plataformas com inúmeras formas de uso, mas de nada adianta colocar um conteúdo no Instagram se o seu cliente usa apenas Facebook. O perfil do cliente vai te guiar para a melhor plataforma, desde a produção das pautas até o formato dos conteúdos. Use e abuse das mídias sociais! Facebook, YouTube e Instagram são os queridinhos do momento, mas atualize-se sobre os novos aplicativos e plataformas que estão sendo lançadas. Muitas vezes chegar primeiro pode te dar uma boa vantagem sob os concorrentes.

2) Cumpra o que você propõe. Se abrir um página no Facebook que tem uma proposta de interação forte é preciso estar preparado para a demanda que isso pode gerar. Administrar e responder os comentários e mensagens com agilidade e empatia com o consumidor em potencial é o básico que se precisa fazer para manter um bom relacionamento com o cliente.

3) Apenas ter um perfil no instagram ou um blog que nunca é atualizado, é o mesmo que não ter nada. O branding exige uma constância da marca com o compromisso de ter sempre conteúdos relevantes e novos. É melhor ter um perfil em apenas uma plataforma e conseguir atender e interagir bem com o público do que ter várias contas em plataformas diferentes e não alimentá-las com frequência.

4) O conteúdo criado precisa ser relevante e causar um identificação no cliente. Foto, vídeo, texto ou qualquer outro formato, deve conversar com o cliente tanto na parte visual como apresentar informações valiosas e diferenciadas. Fique atento no que está rolando na internet e dialogue com isso. Vocabulário, memes e virais podem ser uma fonte infinita de conteúdo e inspiração.

O branding digital é a personalidade online da marca e o ideal é transformar clientes em fãs que amam, falam bem e recomendam seu serviço ou produto. Essa relação precisa ser construída com transparência e autenticidade, pois qualquer deslize pode comprometer a reputação online que demorou anos para ser construída.

Quer saber como aplicar esses conceitos e fazer sua marca bombar na internet? A gente pode te ajudar com isso. Vem contar suas ideias para a Opend – estratégia e design sob medida pra você!

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Autor: opend [ estratégia e design ] sob medida para você!

opend é uma agência que faz branding [estratégia e design] sob medida para você! Sim, somos pequenos, e, sim, entregamos como os grandes. Para nós, empresas são indivíduos, nosso trato é humano e nosso atendimento é um relacionamento.