Como conquistar novos clientes usando as redes sociais

As redes sociais tem dominado o dia a dia das pessoas, entre horários apertados e compromissos diários, sempre sobra um tempinho para pegar o celular e dar uma olhada no que está rolando na timeline do Facebook, ver fotos no Instagram ou os novos vídeos disponíveis no canal do YouTube daquele seu artista preferido. Somos consumidos pela velocidade com que as notícias e novidades correm e a melhor forma de estar antenado é se manter conectado nas redes sociais.

Mas, verdade seja dita, ao consumir informação digital, também nos deparamos com muitos anúncios e publicidade. Ninguém quer ficar vendo propaganda por mais consumista que seja! Foi-se o tempo daquele antigo marketing que interrompe, como os comerciais que cortam o filme ou a novela, ou os panfletos entregues no semáforo sem nenhuma estratégia de público-alvo. Hoje o segredo é gerar engajamento e isso só é possível através do relacionamento entre empresa e cliente. Ainda bem que o marketing digital permite hoje, que qualquer tipo de empresa, independente do seu segmento de atuação ou tamanho, tenha a oportunidade de divulgar seus produtos e serviços e principalmente de alcançar novos clientes e seguidores com baixo investimento, usando muita criatividade.

Já que o uso das redes sociais não é mais uma tendência, mas uma atitude presente diariamente, como sua empresa pode usar esses canais para vendas? Veja algumas dicas importante para começar hoje a usar as redes sociais para negócios!

 

1) Relacionamento X Venda

Como citamos acima, a propaganda não pode mais ser intrometida, precisamos aprender a entrar na conversa, ou seja, nosso objetivo aqui é criar conteúdo que seja relevante para nosso cliente, através de relacionamento. Diferente daqueles posts em tom imperativo (compre, venha, faça) nosso conteúdo deve responder dúvidas e compartilhar informações que facilitem a vida do nosso cliente. A venda é uma consequência desse relacionamento. Pense nisso!

 

2) Planejamento é tudo

Se não sabemos onde queremos chegar, como vamos trilhar o caminho? Nas redes sociais não é diferente. É necessário definir quem é o seu público alvo, quais são os seus diferenciais, quais temas serão abordados, que tipo de formato será usado (foto, vídeo, live, artigo, e-book, etc), qual será o layout/design das suas postagens, etc. O planejamento é o pontapé inicial para colocar em prática uma estratégia de marketing nas redes sociais e também servirá como guia conforme as ações forem acontecendo.

 

3) Esteja presente!

Quem é visto, é lembrado. Não adianta ter perfil criado em todas as redes sociais e não aparecer, ou só aparecer de vez em quando. Uma rede social fantasma é o pior erro que pode ser cometido na sua estratégia digital. Faça um cronograma de postagens para facilitar a sua constância. Defina o que será postado e em qual dia da semana. Assim você poderá se organizar melhor e terá oportunidade de criar postagens mais relevantes e criativas!

 

4) Mensure e faça testes

É muito importante analisar a trajetória para definir novos objetivos. Pelo menos uma vez a cada dois meses, mensure os resultados de crescimento, o que deu certo e o que não deu, qual tipo de postagem teve mais engajamento e etc. Ao analisar esses resultados você poderá investir mais tempo criando conteúdo que seus seguidores e fãs já gostam de consumir.

Outra dica é testar formatos e plataformas diferentes. Na internet, o teste e acerto conta muito! Esteja disposto a testar as novas redes sociais, novas mídias e descubra de repente novos públicos e oportunidades.

Usar as redes sociais e as novas mídias para vender mais é hoje a melhor estratégia de marketing. A Opend – estratégia e design sob medida para você – oferece planejamento completo para suas redes sociais e todo suporte em marketing digital necessário para você como empresa alcançar os seus objetivos!

Conte com a gente, que tal marcarmos um bate-papo?

opend [ estratégia e design ] sob medida para você!

Autor: opend [ estratégia e design ] sob medida para você!

opend é uma agência que faz branding [estratégia e design] sob medida para você! Sim, somos pequenos, e, sim, entregamos como os grandes. Para nós, empresas são indivíduos, nosso trato é humano e nosso atendimento é um relacionamento.