10 ações de Marketing Digital para seu ecommerce vender mais no Dia dos Pais

O portal Resultados Digitais selecionou algumas ideias super bacanas para inspirar você na hora de criar sua estratégia de Marketing Digital para o Dia dos Pais

Dia dos Pais, Dia das Mães ou Dia dos Namorados: qual data você acredita que teve maior faturamento em ecommerces no ano passado?

Apesar do lucro crescer anualmente para todas essas datas, um dos resultados é surpreendente: o Dia dos Pais deixou de ser uma data secundária de faturamento para ecommerce e ultrapassou duas celebrações que foram consideradas os grandes picos de vendas do varejo por muitos anos.

Segundo dados da empresa Ebit, que realiza pesquisas sobre hábitos e tendências do comércio eletrônico no Brasil, em 2016 o faturamento dos ecommerces na época do Dia dos Pais foi de R$ 1,76 bilhão — 12% a mais em comparação com o ano anterior.

São mais pessoas comprando online, o que também significa um esforço maior das marcas em conquistar a atenção e a preferência do consumidor na web. E, nesse cenário, o Marketing Digital ajuda a criar identificação, a resolver problemas e a elaborar benefícios personalizados para o público.

Para ajudar você na criação de ações de Marketing Digital para seu ecommerce vender mais, selecionamos ideias de conteúdos para diversas fases da jornada de compra:

  1. Blog: 10 dicas de presentes para o Dia dos Pais

Escolher um presente é o primeiro desafio da data. Segundo dados do Google Trends, a busca por “presente dia dos pais” tem seu pico entre a última semana de julho e primeira semana de agosto.

Faça uma seleção com os seus produtos mais vendidos no mesmo período do ano passado, fale sobre seus benefícios e diferenciais e use boas imagens reais do produto.

  1. Blog: Ideias para homenagear seu pai no Dia dos Pais

Nas buscas do Google, vemos um volume de crescimento para “presente criativo” e para “DIY” (do it yourself, ou faça você mesmo) relacionados a presentes.

Aproveite a tendência e crie envolvimento emocional com o leitor dando dicas que podem incluir seu produto, mas que sejam uma experiência inesquecível entre pais e filhos.

Se você vende vinho, por exemplo, pode ser um convite para um piquenique com a família no Dia dos Pais.

  1. Blog: Os melhores presentes de até R$ 100 para o seu pai

O seu cliente pode não saber ainda o que vai comprar, mas geralmente já sabe o orçamento disponível para o presente.

Criar listas de sugestões por faixa de preço pode ser muito interessante para este público.

  1. Guia para download: Os melhores presentes para o Dia dos Pais

Embalado pela temática de Dia dos Pais, você pode criar um material que seja, além de relevante para seu público, mais completo.

Faça uma Landing Page para captar os dados dos clientes em potencial e disponibilize nela o seu conteúdo rico.

É possível, inclusive, sugerir descontos para quem fizer o download. Essa é uma ótima forma de gerar Leads.

  1. Quiz: Qual presente tem o estilo do seu pai?

O quiz é uma opção mais descontraída para aumentar sua base, gerar engajamento com o público e, de quebra, recomendar produtos de sua loja.

Você pode usar uma linguagem mais leve e no resultado sugerir produtos da sua marca ou loja que mais têm a ver com um perfil específico de pai.

  1. Landing Page promocional: Conte a sua melhor lembrança com seu pai e concorra a um kit de produtos

Promoções de vendas são super frequentes nessas datas e servem principalmente para criação ou aumento da lista de emails.

Uma ideia fácil de executar é criar uma Landing Page para realizar um concurso cultural e divulgá-la nas redes sociais.

Melhor ainda se você puder investir em anúncios no Facebook, Instagram e Google AdWords para alcançar mais pessoas.

  1. Email com seleção de produtos: Quer uma seleção de produtos incríveis para presentear no Dia dos Pais?

Para aquecer os clientes que já estão na sua base e já conhecem a sua marca, voltamos à ideia de auxiliar na decisão de compra, criando uma seleção especial de produtos para essa data.

Selecione os melhores produtos e não esqueça de oferecer descontos ou frete grátis.

  1. Email de oferta 2 em 1: Dia dos Pais — descontos especiais para você e para seu pai

Nem todas as empresas têm o perfil completo dos seus clientes para saber quais são ou não são pais.

Sendo assim, como aproveitar a data para ampliar um benefício de desconto com essa temática?

Uma oferta dois em um pode aumentar o ticket da compra, usando o gatilho de “ganhe desconto e aproveite uma só entrega para você e para seu pai”.

 

  1. Email segmentado para pais: Você, que é pai, merece um desconto especial

Caso você saiba quais dos seus clientes são pais, você pode criar uma oferta especial como forma de comemorar a data.

Nesse caso, você ataca o público que não necessariamente iria consumir, mas que pode vir a comprar incentivado pela oferta.

Para saber mais detalhes sobre como fazer, leia o post Segmentação: como gerar melhores resultados enviando menos emails.

  1. Email promocional: Para pais e filhos – desconto exclusivo para pais que também valem para o dia da criança

Segundo o Google Trends, as primeiras buscas por “presente dia dos pais” iniciam perto do Dia das Mães. Então por que não aproveitar a data e criar um vínculo com a recompra?

Se o seu mix de produtos permite, por exemplo, que seja comprado um presente de Dia das Crianças ou Natal na sua loja, uma ideia é criar um desconto exclusivo para essa próxima aquisição.

Gostou das nossas ideias? Tem mais alguma que gostaria de compartilhar com a gente? Deixe-a aqui nos comentários. 🙂

Fonte: Portal Resultados Digitais

opend [ estratégia e design ] sob medida para você!

Autor: opend [ estratégia e design ] sob medida para você!

opend é uma agência que faz branding [estratégia e design] sob medida para você! Sim, somos pequenos, e, sim, entregamos como os grandes. Para nós, empresas são indivíduos, nosso trato é humano e nosso atendimento é um relacionamento.