Marketing digital: se ainda não usa é melhor dar logo o start

Jogo de tabuleiro. Daqueles que indicam “COMECE POR AQUI”, ou “INÍCIO”, e cujo desempenho do jogador se dá no avanço de “casas” de acordo com os números sorteados. Cada partida é diferente, mas no final sabe-se exatamente aonde quer chegar.

É mais ou menos assim que funciona no marketing de conteúdo, como num jogo de rodadas independentes, mas que tem um objetivo comum: chegar no público ideal e convencê-lo de que ele precisa daquilo que você tem a oferecer.

Ocorre que, neste caso, não há uma plaquinha “comece por aqui” de maneira exata, certeira e imutável. E é aí que está o maior e melhor desafio de uma equipe que se compromete a criar um plano de ação para o seu negócio: é preciso planejar o SEU jogo.

Esses são os 3 primeiros passos que você precisa saber antes de colocar em prática qualquer ação de marketing digital:

1 – Diagnóstico:

Da mesma maneira que não se pode começar a tratar um doente sem diagnóstico correto, não se pode iniciar um plano de marketing sem saber o diagnóstico do negócio: o que o cliente tem em mãos, quais as características fundamentais do seu produto ou ideia, no que ele se diferencia dos outros, qual o estado da sua concorrência e qual o melhor caminho a se seguir.

2 – Conhecimento:

Conhecimento é a chave de qualquer área do saber humano: no caso do marketing, quanto mais se conhece o negócio, quanto maior o número de informações sobre a sua estrutura básica e a sua essência, quanto mais conhecer as suas reais potencialidades, mais assertivas e efetivas serão as ações que partirão daí.

3 – Objetividade:

Assim como no jogo, é crucial que o marketing seja pensado para um fim, um objetivo, um destino a alcançar. O que eu almejo com o meu negócio? Com quem eu quero dialogar? Como eu posso me tornar o melhor naquilo que eu faço? Quem é o meu público alvo?

Essas são algumas das questões que precisam permear todo o processo da criação. Elas definem público, estratégia, metodologia.

Pronto. Você tem em mãos algumas das principais ferramentas para começar, (apenas começar) o seu plano de marketing. Com diagnóstico assertivo, o máximo de conhecimento possível (e a diligência para continuar sempre estudando), e com objetivos traçados, o “jogo” pode ser iniciado.

Agora…e em relação as “casas” e etapas a serem avançadas, o método escolhido para vencer o jogo mais rapidamente e o caminho correto para chegar ao final, como se dão?

É aí que podemos marcar um bate papo. Não tenha dúvidas: todo jogo é criado por uma equipe que pensa em todas as possibilidades, que não pode ter margem nenhuma para erros e que arquiteta cada item pensando em todas as possíveis jogadas.

É também de uma equipe assim que você precisa, é isso que a OPEND pode te oferecer. Marque um café conosco, converse com um dos nossos mentores de marketing digital e esteja certo de que você não vai perder este jogo.

Clique aqui para ler mais sobre planejamento de marketing digital.

Boa sorte, e que vença o melhor.

­­­

opend [ estratégia e design ] sob medida para você!

Autor: opend [ estratégia e design ] sob medida para você!

opend é uma agência que faz branding [estratégia e design] sob medida para você! Sim, somos pequenos, e, sim, entregamos como os grandes. Para nós, empresas são indivíduos, nosso trato é humano e nosso atendimento é um relacionamento.