“Quem vê embalagem, vê coração”

Ao contrário do ditado popular “quem vê cara não vê coração”, presumindo que a aparência física não diz nada, ou quase nada, a respeito do caráter e da bondade de uma pessoa, já a embalagem de um produto diz muito, ou quase tudo, sobre ele.

Quando a embalagem assume a sua forma ela vai além do produto, em um espaço muito pequeno é preciso caber coisas importantes demais. Não da para errar!

E como fazer com que caiba tudo dentro de uma caixinha? A arte de criar embalagem, tem muito a ver com técnica, mas tem mais ainda a ver com o entendimento sobre o negócio. E para isso não existe faculdade que ensine, olhar no olho do cliente, entender sobre os seus sonhos, anseios, desejos e necessidades vai muito além de técnica.

O consumidor quer e precisa entender rapidamente se o produto no qual ele está investindo o seu dinheiro, vale a pena. E é a embalagem quem vai dar a primeira impressão, ela é a porta de entrada para que o seu produto não seja “mais um na multidão”.

Ocorre que, neste processo, muitas empresas e marcas acabam, mesmo que involuntariamente, entrando na onda do “mais do mesmo”. Partem de princípios e técnicas já existentes entre aquele tipo de bem de consumo, mudando apenas uma coisa aqui, outra ali, mas não pensando (e repensando) o eixo central deste processo: a identidade visual, a peculiaridade daquele produto, aquilo que ele tem que os outros não têm, destacando o seu diferencial.

Qual o resultado para esse tipo de embalagem entregue pelo mercado?

Gôndolas e mais gôndolas de supermercados com produtos, mesmo de marcas diferentes, com a mesma cara, reproduzindo conceitos parecidos e, na grande maioria das vezes, pouco criativos. Isso serve para limita à vontade / necessidade de mudança do consumidor.

É exatamente por isso que na criação de embalagens é fundamental conhecer o mercado em potencial para o seu produto.

“Trata-se de desvendar o ser humano no seu papel de consumidor para aquele determinado bem, entender como ele se comporta, o que pensa e quais critérios utiliza para escolher “você” ou o “seu concorrente”. Este é o ponto chave para o desenvolvimento de embalagens”, destaca Fabiana Batista, diretora de arte da Opend.

Linha de embalagens desenvolvidas pela Opend, para o mercado de Home Care

Partindo desse pressuposto, e tendo esse cenário de fundo para pensar, planejar e desenvolver um conceito de embalagem, é que a etapa da criação terá muito mais segurança para agir e confiança no sucesso de vendas.

Não tenha dúvidas: todo esse processo só é possível e só encontrará êxito se houver muito estudo, trabalho sério e comprometimento da equipe para qual você confiar a criação da embalagem que você precisa.

Alguns passos fundamentais, que devem brifar um projeto de design de embalagem:

  • Qual é a mensagem central que a embalagem deve transmitir?
  • Qual o perfil de consumir se quer atingir?
  • Para quais canais de comunicação será destinada a embalagem?
  • Qual a linha de comunicação será empregada?
  • Qual é o apelo utilizado?

Estes são apenas alguns dos vários critérios que precisam ser levados em consideração quando se tem em mãos um processo delicado e que envolve o trabalho e o tempo de uma equipe inteira que você investiu para manter o seu produto no mercado.

Não dá para nadar e morrer na praia. Não dá para investir anos de trabalho suado e tudo a perder com uma embalagem mal arquitetada e principalmente, que não leva em consideração o comportamento do potencial consumidor.

Com as inúmeras possibilidades de campos de pesquisa, com uma criação engajada e com gente trabalhando muito para mostrar ao seu consumidor a qualidade do seu produto, a venda virá no detalhe, naquilo que ninguém enxergou, no ponto convergente entre o que o consumidor precisa e o que você pode oferecer.

A Opend é especialista em criação de embalagens, não somente pelo fato de trabalhar com isso há mais de 8 anos, desenvolvemos um jeito mais “humano” e mais pessoal de tratar do projeto do cliente. Não tem como descrever, olhamos no olho, atendemos clientes que cabem nas horas do nosso dia a dia e mantemos uma equipe especializada para atender cada cliente.

Se é disso que você precisa, conte com a gente. Marque um bate papo com um de nossos estrategistas, com gente que entende que você não pode perder tempo e precisa de uma equipe que valorize, de verdade, o seu produto.

Garantimos a você muito estudo e trabalho sério para oferecer o que há de melhor em design de embalagens.

Leia ainda esse nosso outro artigo sobre design de embalagem, tem ainda mais informações e esclarecimentos

 

 

 

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Autor: opend [ estratégia e design ] sob medida para você!

opend é uma agência que faz branding [estratégia e design] sob medida para você! Sim, somos pequenos, e, sim, entregamos como os grandes. Para nós, empresas são indivíduos, nosso trato é humano e nosso atendimento é um relacionamento.