O briefing nosso de cada dia! 7 dicas básicas de com fazer

Todos os dias na agência nos deparamos com problemas de entendimento entre qual a necessidade do cliente e o que realmente devemos fazer. Isso acontece, na maioria das vezes, por falta de entrega, por parte do cliente, de um briefing detalhado e preciso antes de iniciar um projeto.

A falta do briefing pode comprometer a entrega e até mesmo a qualidade do material.

Portanto, perder algumas horas com um briefing pode ajudar e muito no momento da entrega do que foi solicitado.  Além disso, ele garante que você irá receber o material mais dentro do que precisava, no prazo certo, com menos refações e mais assertividade como um todo.

  • Clareza nas informações é sinônimo de eficiência, de ambos os lados. Nunca se esqueça disso!

Contudo, não entregar um briefing correto, ou nem entregar um briefing passou a ser comum por parte de profissionais de marketing de algumas empresas. Estão pulando etapas importantíssimas na garantia do rendimento do trabalho, e agindo dessa forma, eles esquecem de algumas das regras básicas a cerca da profissão que escolheram para seguir.

Imagine se um profissional de design esquecesse ou não soubesse como, por exemplo, vetorizar uma logo? Estamos falando de tarefas básicas na rotina de um profissional de design, da mesma forma que o briefing é fundamental para quem trabalho na área de marketing.

O autor do livro “Briefing”, Peter Phillips definiu de forma clara e resumida sobre o significado de um briefing: “descrição de um projeto envolvendo aplicação do design”. Bem, se é a descrição de um projeto, ele é fundamental para o entendimento do mesmo. Correto?

Então vamos prosseguir.

7 dicas básicas sobre a importância de um bom briefing e para criação do mesmo

O briefing serve como um guia para que o projeto do design seja desenvolvido de forma correta – nele você coloca detalhes importantes e fundamentais para o entendimento sobre o seu produto ou serviço.

  1. O primeiro passo para criação de um briefing é responder essas cinco perguntinhas básicas: o quê? Porquê? Como? Onde? E quando? São caminhos fundamentais para iniciar um briefing. Veja a descrição de cada uma das perguntas acima no artigo do Designerd.

  2. Qual a proposta de valor do negócio? Nenhum projeto deve sair do papel sem uma proposta de valor bem definida. Entender o posicionamento da marca no mercado, saber quais são as principais características, benefícios e diferenciais do negócio, entender o que a concorrência anda fazendo e para qual perfil de publico será destinado, são premissas básicas para a criação de um bom briefing.
  3. Reúna com o seu fornecedor e colha informações necessárias para a realização do trabalho, isso certamente irá ajudá-lo na preparação do briefing correto.
  4. Aproveite para inserir detalhes – quanto mais detalhado mais chance de acerto. Sugira opções de cores, qual o estilo a seguir: clássico, moderno ou retrô, e não deixe de passar algumas referências de algo que represente bem o seu projeto.
  5. Coloque também o que você não gostaria – dizer o que não deve conter naquele projeto é extremamente importante para direcionar o caminho no qual o design deverá seguir.
  6. Não esqueça do prazo – tudo o que falamos até agora tem importância mas chegamos no ponto crucial, sem o prazo definido um projeto nem deve sair de dentro da empresa. O prazo irá nortear todo o trabalho e até mesmo garantir a qualidade da entrega do serviço.
  7. Informe sobre o seu “budget”, nem todas as empresas gostam de informar sobre a verba disponível para o trabalho. No entanto, a definição de recursos disponíveis é essencial para garantir o acerto na entrega. De que adianta criar uma Ferrari se a empresa só poderá pagar por um Celta?

A internet esta cheia de modelos de briefing que podem se encaixar no seu projeto ou, pelo menos, servir de inspiração para a criação do mesmo. Basta pesquisar e irá encontrar um mais adequado.

E para finalizar, veja um modelo de briefing que achamos bem completo.

A Opend tem como característica entregar projetos de design sob medida para seus clientes. Para tanto, desenvolvemos um modelo de trabalho que funciona. Entre em contato conosco e faça um orçamento. 😀

Leia nosso outro artigo sobre importância do briefing.

Abraços e até a próxima semana!

 

 

 

 

opend [ estratégia e design ] sob medida para você!

Autor: opend [ estratégia e design ] sob medida para você!

opend é uma agência que faz branding [estratégia e design] sob medida para você! Sim, somos pequenos, e, sim, entregamos como os grandes. Para nós, empresas são indivíduos, nosso trato é humano e nosso atendimento é um relacionamento.