Diagnóstico e planejamento de marketing: o marco zero da boa comunicação

Para dar continuidade à nossa história de parceria com o Instituto Santo Pet abordamos um tema bem oportuno para quem precisa de estruturar a comunicação da sua empresa ou do seu negócio.

Como mostrado no artigo anterior, o Instituto Santo Pet foi criado pela apaixonada por cachorros, a Luanna Rizzo, em 2012, quando um grupo de amigos começou a prestar serviços voluntários a abrigos de animais de forma bem informal, até ganharem força e sentirem a necessidade de uma estrutura mais produtiva e responsável para o negócio.

Como o instituto vive a base de doações, ações de marketing e comunicação são muito bem-vindas, além de necessárias para manter o tratamento a todos os animais resgatados. Portanto, o artigo fala sobre a estrutura do trabalho de comunicação, que realizamos em conjunto com o Instituto. Um projeto no qual temos muito orgulho de fazer parte.

Sobre o trabalho de diagnóstico e planejamento estratégico, desenvolvido com o Instituto 

Nosso relacionamento com o Santo Pet existe desde de que a ONG foi fundada, desenvolvemos toda a identidade visual, site, entre outros, para o instituto. No entanto, em 2016, vindo em contrapartida com a nova área de negócios da Opend: planejamento estratégico de comunicação digital, fechamos novamente uma parceria para ajudá-los na estruturação de toda a sua comunicação, em geral.

Segundo, Luanna Rizzo, idealizadora do Instituto, aprender a comunicar claramente ao seu publico é um desafio.

“Adquirir um engajamento positivo dos seguidores também. A linguagem, postura nas redes sociais, forma de expressar um conteúdo, tudo isso tem que ser aprendido, e é diferente, para cada modelo de negócio”.

Ela ainda destaca que para começar a ter resultados positivos e expressivos é preciso que exista um grau de autoconhecimento e domínio de gestão. Por isso, ela buscou a ajuda de profissionais especializados no assunto para orientá-la sobre qual o melhor caminho, dentro de cada realidade. E sobretudo, o diagnóstico do negócio é fundamental para o planejamento futuro.

Para Luanna a experiência no processo de diagnóstico e planejamento, que é realizado em conjunto com quem esta a frente do negócio, foi extremamente positiva.

“Aprendemos a olhar nosso trabalho sob outro ponto de vista e também a identificar os nossos limites, e principalmente a usar o nosso potencial para crescer”, destaca.

“Qualidade na linguagem e conteúdo preciso, associado a uma estética agradável, são fatores importantes para atingir o público alvo e trazer mais voluntários para nosso Instituto. Dessa forma, entendemos que um planejamento de marketing é imprescindível”, finaliza Luna.

Todas as ações planejadas hoje pela ONG são feitas com base nos estudos realizados pela Opend, que identificou as principais características e necessidades do Instituto.

Calendário Sto Pet 2018 – Uma das ação para arrecadar fundos para ONG!

Atualmente o Instituto tem 20 animais prontos para novas famílias (castrados e vacinados), além de auxiliarem com alimentação, vacinação e remédios, a abrigos que precisem de apoio, desde que possam doar os animais, contribuindo com a diminuição de animais no local.

Para saber mais sobre o Instituto Sto Pet e suas campanhas, clique aqui.

Se você precisa planejar a sua comunicação, mas não sabe por onde começar, nossa dica é: comece pelo diagnóstico. Em seguida terá base para iniciar o planejamento estratégico e futuras ações.

Não hesite em nos procurar, será um prazer contribuir com o seu negócio. Envie o seu contato pelo opend@opend.com.br ou através do (11) 3232-1718

Abraços e até a próxima semana! 😀

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Autor: opend [ estratégia e design ] sob medida para você!

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