Entenda o processo criativo de um novo produto para o mercado de cosméticos

Opend cria novo shape para barra Biocrema. Os novos sabonetes trazem um formato exclusivo e mais ergonômico.

A concepção de um novo projeto é sempre estimulante, principalmente na área de criação, que a cada nova demanda se transforma numa possibilidade de arte e de colocar em prática uma série de conhecimentos.

Este trabalho, realizado em equipe, contou com a participação de profissionais experientes e buscou estar sempre alinhado com as ideias do cliente.

Acompanhe o relato da equipe de criação da Opend desde o recebimento do briefing.

Assim que recebemos o briefing para criar o novo shape para barra Biocrema, uma das informações era de que mantivéssemos as dimensões atuais do produto, com o intuito de minimizar os impactos na cadeia produtiva.

Isso reflete bem o propósito da Memphis – empresa genuinamente brasileira e quinta maior empresa do mercado de sabonetes do país –, cliente da Opend desde 2014!

Para esse novo projeto, desde o princípio, a ideia passada sobre o produto foi a de que a barra se tratava de um “alimento para a pele.”

E foi a partir dessa informação que começamos a elaborar o novo desenho do produto, tendo em mente que a barra precisaria ser ressignificada. Sendo assim, mais do que redesenhá-la, seria preciso criar novas conexões emocionais com o usuário, envolvendo todos os sentidos como a visão, o tato e o olfato.

Sobre a concepção da ergonomia na barra

 A compreensão de todo o processo fabril de barras nos permitiu caminhar nos limites factíveis entre design e processo de fabricação, sendo possível aproveitar maquinário e setagens já existentes, mesmo desenvolvendo um formato de barra completamente novo.

No intuito de obtermos um desenho mais limpo, criamos um perfil que jogasse a linha de fechamento dos moldes (onde se verifica a rebarba do sabonete) o mais para baixo possível, deixando o desenho da barra mais clean e liberando espaço para as circunvoluções do desenho esculpirem as laterais da barra até o topo.

Através da imagem do produto final é possível descrevê-lo com mais precisão. O desenho possui linhas helicoidais, que nascem suaves nas laterais e se conectam aos painéis superiores, o que permite integrar e dissolver com igual suavidade.

Além disso, o conjunto de círculos que representam o rodamoinho foi criado pensando em quando preparamos um creme ou uma pasta; o sabonete também possui uma curvatura diagonal na parte superior que promove um efeito de torção na barra, tornando-a mais ergonômica.

O banho é um momento de hedonismo e introspecção

Cada pessoa aproveita o momento do banho a sua maneira, mas para a Memphis esse momento é sagrado. Logo, o cuidado com a escolha da agência para desenvolvimento de uma nova forma para os produtos é fundamental – destaca Vanessa Soares, gerente de marketing da Memphis.

Ela ainda comenta que foi pensando no banho como uma forma de renovação e de renascimento que resolveram criar a nova barra Biocrema, que não só ganha um novo desenho como também, um novo significado dentro do imaginário de quem usa e continuará usando os sabonetes da marca.

É importante enfatizar que produtos de sucesso que se fixam nas mentes de seus usuários criam conexões emocionais com eles através dos sentidos, ou seja, quanto maior o número de sentidos envolvidos na experiência com o produto, melhor.

Teaser de lançamento da nova barra no mercado

A marca Biocrema está de cara nova e agora apresenta um formato de sabonete exclusivo. Disponível para todas as linhas, com sua fórmula hidratante, possui componentes que garantem suavidade e uma agradável sensação de maciez e hidratação na pele.

O novo formato desliza melhor, tornando seu manuseio muito mais prático!

O resultado é um sabonete perfeito para quem valoriza o bem-estar e uma agradável sensação de maciez na pele.

Para a Opend foi uma oportunidade e tanto desenvolver um produto que circulará em milhares de lares no Brasil. E o resultado nos deixou extremamente felizes, tanto pela aceitação do cliente quanto dos consumidores.

A Opend está no mercado de design de embalagens e produtos há mais de 10 anos. Se precisa colocar alguma ideia em prática e não sabe por onde começar, conte conosco.

Leia também o artigo sobre a importância de uma embalagem bem-feita:

Embalagem, uma mídia importantíssima para qualquer produto

 

opend [ estratégia e design ] sob medida para você!

Autor: opend [ estratégia e design ] sob medida para você!

opend é uma agência que faz branding [estratégia e design] sob medida para você! Sim, somos pequenos, e, sim, entregamos como os grandes. Para nós, empresas são indivíduos, nosso trato é humano e nosso atendimento é um relacionamento.